Para assistir: Meia-Noite em Paris

Este clássico do Woody Allen não pode passar despercebido na sua lista cinematográfica caso você seja um apaixonado por Paris. A comédia romântica nos permite viajar no tempo e conhecer a capital francesa acompanhados de ilustres nomes da literatura, da arte e da música internacional.


Ficha Técnica

Gênero: Comédia Dramática
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Adrien Brody, Adrien de Van, Alison Pill, Audrey Fleurot, Carla Bruni, Catherine Benguigui, Corey Stoll, Daniel Lundh, David Lowe, Emmanuelle Uzan, François Rostain, Gad Elmaleh, Guillaume Gouix, Karine Vanasse, Kathy Bates, Kurt Fuller, Laurent Claret, Laurent Spielvogel, Léa Seydoux, Marcial Di Fonzo Bo, Marianne Basler, Marie-Sohna Conde, Marion Cotillard, Maurice Sonnenberg, Michael Sheen, Michel Vuillermoz, Mimi Kennedy, Nina Arianda, Olivier Rabourdin, Owen Wilson, Rachel McAdams, Sava Lolov, Serge Bagdassarian, Sonia Rolland, Thérèse Bourou-Rubinsztein, Thierry Hancisse, Tom Cordier, Tom Hiddleston, Vincent Menjou Cortes, Yves Heck, Yves-Antoine Spoto
Produção: Jaume Roures, Letty Aronson, Stephen Tenenbaum
Fotografia: Darius Khondji
Trilha Sonora: Stephane Wrembel
Duração: 94 min.
Ano: 2011
País: Espanha / Estados Unidos
Cor: Colorido
Estreia: 17/06/2011 (Brasil)
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: Gravier Productions / Mediapro / Televisió de Catalunya (TV3) / Zentropa International Sweden
Classificação: 12 anos

Sinopse

O longa conta a história de Gil um roteirista de filmes hollywoodianos que é apaixonado por Paris e pela cultura francesa. O escritor também é um grande admirador dos pintores, autores celebres e músicos que viveram na capital francesa durante a década de 20.

Deslocado em seu tempo, Gil sente que nasceu no lugar e na época errada. Em uma viagem com sua noiva Inez à Paris, o entusiasta decide fazer passeios noturnos pela cidade em busca de inspiração para os seus projetos literários.

Sempre desacompanhado, devido ao desinteresse de Inez, em um dos seus passeios Gil é magicamente transportado aos anos 20 no badalar da meia-noite. Nessa viagem no tempo, o escritor conhece Picasso, Hemingway, Dali, o casal Fitzgerald, Gertrude Stein, T.S Elliot, Matisse, Lautrec e outros grandes nomes do cenário artístico da época, incluindo a musa de Picasso: Adriana, por quem Gil vai se apaixonar durante sua jornada.

Pontos positivos

O filme é bem leve, engraçado e nos mostra uma Paris da Golden Age ainda estampada nos prédios e nas paredes dos museus da cidade. Ao mesmo tempo que a Paris apresentada é diferente da atual, ambas têm muitas semelhanças. Por isso, após ver o filme vi que ainda é possível viajar no tempo quando se está na capital francesa nos dias atuais.

Outro ponto positivo do longa-metragem é a sua fotografia. Já no início do filme, somos praticamente guiados por Woody Allen em um tour completo da cidade através de filmagens magníficas que mostram o dia-a-dia do parisiense atual. O diretor também conseguiu capturar uma vibe dos anos 20, que apesar de cliché, é bem cativante.

Pontos negativos

A história em si não é muito aprofundada, não há subjetividade a não ser o fato de que, ao final do filme, descobrimos que cada tempo tem o seu lado positivo.

Meia-Noite em Paris é focada mais na apresentação de grandes personalidades da época retratada, sem se aprofundar muito no assunto.

Por que assistir?

Meia-Noite em Paris é recomendável para os românticos, amantes de Paris, de arte, de história e de filmes, digamos aqui, água com açúcar. Trate-se de um ótimo insight de como viviam os artistas daquela época.

Recomendo este filme para aqueles que planejam conhecer a cidade, pois ele mostra a importância e o significado artístico e histórico do que foi e ainda é Paris. Nada mais agradável do que andar nas ruas parisienses sabendo que foram as mesmas que inspiraram as mentes fascinantes de Hemingway, Lautrec e outros grandes nomes.


 

Qual filme você recomenda para os sonhadores da Cidade Luz? Deixe aqui nos comentários a sua sugestão cinematográfica!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s