Como estudar francês em Paris?

paris6

Existem diversas maneiras de responder à questão do título deste post. É possível aprender a língua local na Cidade Luz com a Aliança Francesa e diversos outros cursos particulares. Mas hoje vou falar de um curso em especial, o Curso de Civilização Francesa da Sorbonne (Cours de Civilisation Française de la Sorbonne), na melhor e mais prestigiada escola de língua francesa em Paris.

Curso

Bacana, Gi! Mas como funciona o curso? O legal da Sorbonne é que ela te dá diversas opções de curso dependendo da sua disposição, objetivos e tudo mais. Os cursos variam desde um modelo mais básico que inclui aulas de fonética e gramática até um curso completo. Calma! Vou dar todos os detalhes:

  • Cursos intensivos de língua – 25h/semana
  • Cursos que incluem o ensino da civilização – 2oh/semana
  • Cursos com reforço na parte linguística – 20h/semana
  • Cursos simples – 12h/semana
  • Cursos noturnos – 6h/semana

Fora isso,  você pode combinar essas fórmulas acimas com cursos especializados na civilização, na área comercial e também na profissional. Também existem ateliers e outros cursos que podem ser combinados à fórmula de sua escolha ou feitos de maneira independente, como por exemplo os cursos preparatórios para concursos (como o DALF, TCF ou DELF) – que são super interessantes e essenciais para quem quer se graduar na França, afinal esses exames são obrigatórios para aqueles que querem ingressar em uma universidade francesa. O mais legal é que depois de ser aceito na sua universidade, você pode voltar para lá e fazer cursos de metodologia para trabalho universitário (super importante na hora de redigir um dissertação para entregar no final do semestre!).

Periodicidade

A Sorbonne oferece cursos durante todo o ano. Então quem quer pegar um avião e passar 6 meses, 1 ano aprendendo francês em Paris, pode se jogar! Aqueles que preferem ou tem disponibilidade somente para um curso mais rápido, podem optar pela sessão de verão que tem cursos de 4 a 12 semanas nos meses de junho, julho, agosto e setembro.

Regras básicas!

Para se inscrever na Sorbonne é preciso esperar até os 18 aninhos e ter se formado no ensino médio (este diploma vai ser equivalente ao baccalauréat francês)

Quem tem nacionalidade europeia, pode ficar mais de folga. Já que só é necessário apresentar um documento de identidade.

Aqueles que não tem nacionalidade e planejam ficar por Paris por mais de 90 dias, devem apresentar ao Consulado Francês o certificado de pré-inscrição no curso que será enviado para você.

A localização e o prédio

A localização é demais! Sabe aquele clichê parisiense? Você vai sentir na pele toda vez que for pra aula. Localizado na boulevard Raspail, o prédio da Sorbonne é pertinho da Torre Montparnasse e do Jardim de Luxemburgo.

Pra te deixar ainda mais empolgado (a), já vou espalhando um segredo: em algumas das salas, inclusive na de convivência é possível ver a Torre Eiffel! O prédio é muito lindo, limpinho e as salas super bem equipadas com telas ‘touch’.

Eles ainda não tem uma cafeteria, então temos que encarar as máquininhas de sanduíches e refrigerantes. Como a região é cara, eu recomendo mesmo levar um lanchinho de casa ou comprar um sanduíche na padaria da frente! 😉

O ambiente é muito legal, super internacional, com gente do mundo todo. Os professores, ao contrário dos professores universitários que eu conheço, são bem tranquilos, mente-aberta e pacientes. Eles vão sempre te ajudar! E acredite, isso não é algo fácil de encontrar nas universidades públicas francesas. Eu sou a prova! Tanto que quando terminei meu curso de francês e entrei na faculdade foi um choque enorme!

***

E aí, ficou com vontade de aprender francês? Posso dizer que vale super a pena. Depois de estudar francês durante um ano e meio no Brasil, eu não tinha aprendido nem metade do que aprendi em 6 meses na Sorbonne. Se quiser mais informações sobre o curso, acesse o site da instituição clicando aqui (fica tranquilo(a), o site está em português).

Se estiver empolgado (a), assim como eu estive quando planejei a minha inscrição e tudo mais, acho que você vai gostar do post que eu fiz sobre um instagrammer que te ensina uma palavra/expressão francesa por dia.

Tem dúvidas a respeito dos cursos, da inscrição ou mesmo da vida em Paris? Envie aqui nos comentários que vou responder tudo direitinho para você.

Bisous, mes amis et à bientôt ! (Beijos, meus amigos e até logo!)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s