Resenha do livro Como ser uma Parisiense em qualquer lugar do mundo

comoserumaparisiensecapaJá que o assunto deste blog é França e sua suntuosa capital, por que não falar de livros sobre sua história e cultura?

Para inaugurar minha série de resenhas de livros e filmes que nos apresentam um pouco a vida à la française, escolhi um livro cujo título é bem adequado: Como ser uma parisiense em qualquer lugar do mundo das quatro autoras Sophie Mas, Audrey Diwan, Caroline de Maigret e Anne Berest.

comoserumaparisiense2

Todos nós admitimos que a mulher parisiense tem o seu estereótipo: magra, fumante, um pouco arrogante, politizada, fashionista e sensível. Bom, é o que dizem, pude comprovar que a realidade pode ser diferente.

A princípio achei o livro fútil e forçado até que comecei a ler na brincadeira e tudo ficou mais interessante. A leitura é fácil e fluí rapidamente, uma vez que o livro contém muitas imagens dignas de Tumblr. A diagramação é bem elegante, contemporânea e simples.

comoserumaparisiense3

Apesar de suas passagens cômicas do tipo “Você é parisiense, ou seja, melancólica” ou “você anda de salto até a porta do hospital porque é uma mulher forte”, o livro apresenta características interessantes e reais da parisiense. As autoras descrevem a maneira que a parisiense lida com a maternidade, com sua aparência, comportamento e sobretudo com o amor.

Um dos pontos mais interessantes do livro é a oportunidade que temos de entrar em contato com essa cultura tão fascinante. As autoras ensinam aos leitores como ‘ passar um dia parisiense’ , passam receitas incríveis da culinária francesa e nos dão uma lição de como arrumar uma mesa pro jantar com todo o glamour de Paris.

Devo admitir que o livro não tem profundidade, mas é um primeiro passo para entrar na atmosfera parisiense, conhecendo os ícones, referências, obras, autores e diretores preferidos da parisiense, em geral.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Melo e Mulkey disse:

    Que massa! Adorei esse livro, vale a pena mesmo. Recentemente fiz um review dele e de outros 4 livros sobre as mulheres francesas: https://www.youtube.com/watch?v=XAFmxg4cUxE
    Beijos e adorei o seu blog, já estou seguindo.

    Vanessa Melo

    1. Giovanna Saba disse:

      Eu adorei esse livro. Li em uma hora e meia. É muito gostoso de ler.
      Parabéns pelo blog! Já estou acompanhando vocês também 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s