Por que você vai amar Senlis

No último final de semana dei mais uma escapada de Paris e, depois de 45 minutos no carro, fui parar em Senlis – uma cidade medieval que existe desde o século IX.  Após passar a tarde neste lugar tão charmoso e silencioso foi inevitável me apaixonar, por isso resolvi mostrar para você o que tanto amei em Senlis.

As ruas

Em uma cidade onde quase não tem calçada, as ruelas são extremamente desertas e perfeitas para tirar fotos. Fizemos nosso passeio em uma tarde de sábado e quase nenhum comércio estava aberto o que nos permitiu andar livremente.

Ao passear entre as ruas é fácil projetar-se vivendo em séculos passados, indo à feira local, ou mesmo percorrendo o caminho para ir à Igreja no domingo de manhã… Tudo parece um cenário.

Os lustres, as flores nas janelas e outros pequenos detalhes, como estátuas embutidas nas paredes,  fazem todo o charme de Senlis que escolheu preservar sua história através da arquitetura.

DSC_2032 DSC_2053 DSC_2026 DSC_0207 Essa é a rua mais movimentada de Senlis, que mesmo aos sábados mantém seus comércios fechados na hora do almoço. Não espere ir até lá para fazer compras ou almoçar em um restaurante gostoso, é bem provável que tudo esteja fechado quando você fizer sua visita e você seja obrigado a comprar algo na padaria e comer sentado na fonte – o que não é uma má coisa, né? DSC_0274 DSC_0199

As casas

O charme de Senlis se deve, principalmente, às suas casas. As portas coloridas, as janelas sujas e as paredes tortas dão um ar rústico na cidade intensificado pelo cheiro de lareira que chega às ruas e nos dá vontade de apertar a campainha de alguém e pedir para tomar um bom cházinho com direito a um pedaço de bolo de chocolate. DSC_0198 DSC_0186 DSC_0213 DSC_0272 Por ser uma cidade da Idade Média, sua arquitetura data da mesma época. Por isso, é normal encontrar nas paredes essas ferros em forma de X ou S que ajudam na sustentação das casas. DSC_2016 Com o tempo frio e o céu cinza, as casas ganham um ar nostálgico e ao mesmo tempo acolhedor. Observando as janelas abertas, é quase impossível não querer fugir da cidade e morar ali.

A Catedral

Construída a partir do ano de 1151, a Catedral Notre-Dame de Senlis, que parece ser maior que a cidade, ganha destaque na praça. Apesar de sua arquitetura gótica maravilhosa, o que mais me chamou atenção foi o chão da Catedral logo na entrada. Tantas pessoas passaram por ali que o chão afundou, olhando essa pequena valeta na pedra percebemos a carga histórica deste local. IMG_2753 DSC_0284 E aí, gostou de Senlis? É só mais uma cidade que prova que a França é muito mais que Paris, tem muita coisa para ver por aqui. Até a próxima!

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Thalia Rosa disse:

    AI MEU DEUS ESTOU APAIXONADA PELA ARQUITETURA DESSA CIDADE ❤ ❤ Comecei meu blog basicamente hoje e postei já dois textos. Ficaria muito feliz se puder ler!! Beijão

    1. Giovanna Saba disse:

      Oi Thalia! Fiquei muito feliz com a sua visita no blog e ainda mais feliz por ter curtido! 😀
      Boa sorte com o seu blog! Muito sucesso.
      Beijinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s