5 coisas que mais me irritam nos parisienses

oquemaismeirritanosparisienses

Salut! Como estudante em Paris e moradora da Cidade da Luz há exatamente dois meses, preciso de um momento de desabafo. Fiz uma lista com as cinco coisas que mais me irritam nos parisienses, porque olha… haja paciência pra aguentar a arrogância e mau humor desse povo, mas ainda sim, não quero nunca mais ir embora daqui e muito menos deixar meus amigos franceses lymdos. Eis a lista com o que vocês vão encarar quando vierem pra cá.

“Je suis désolée”

Uma amiga me deu a tradução perfeita para o famoso “je suis désolée”, nada mais é do que um “se vira”.  O típico francês não vai te agradar se ele não quiser. Aquele favorzinho, aquele jeitinho… não rola, não é problema dele. Il est desoleé, il don’t give a shit.

Dois beijinhos

Sei que em algumas partes do Brasil, a galera dá dois beijinhos na bochecha, mas pour quoi? Alguém me explica? Como paulista, eu acho que o tempo gasto dando dois beijinhos é muito grande. O pior é o constrangimento, aqueles segundos que vocês estão ~trocando de bochecha~ podem ser considerados os 1,5 segundos mais awkwards da conversa (que ainda está para acontecer). Aquele silêncio e o fato das duas pessoas estarem muito próximas freaks me out.

Burocracia

Se você pediu um café e depois de segundos mudou de ideia e optou por um cappuccino, você precisará assinar mil contratos afirmando que você tem consciência dessa troca, reconhecer firma no cartório, e com certeza, precisará fornecer alguns documentos ~básicos~. No final, o garçom vai anotar o pedido e dar uma bufada – o que me leva ao quarto item da nossa lista.

“Pffft!”

Gente, não sei vocês, mas quando era criança e bufava e já ganhava aquele olhar 43 da minha mãe ameaçando um bom castigo. Bom, aqui a bufadinha é um clássico. Quer comprar um chiclete e só tem uma nota de 10 euros? Você vai ouvir um “Pfffffft…”. Comprou mil coisas no mercado e tá se matando para colocar tudo na sacola? A pessoa atrás de você vai bufar e NEM PENSAR em te ajudar.

Odor

Eu entendo que está frio, mon cherie, mas acho que depois de 3 invernos tá na hora de lavar o casaco, né? Não tem nada pior do que entrar no metrô e sentir aquela catinga de cecê velho + perfume barato + cigarro. SOCORRO!

A lista não para por aí.  Vale citar que nas baladas, você só entra se o segurança vai com a sua cara. Os caras vão fazer ~fiu fiu~ para você na rua e você vai quase morrer atropelada (o) andando de bicicleta. Maaaaaaaaaaas, que fique claro, gente… aqui é perfeito! A cultura, o estilo bon vivent e a phyness do parisiense tornam a capital francesa um dos melhores lugares para se viver.

Au revoir!

Anúncios

5 comentários Adicione o seu

  1. Peter.P disse:

    Quando morava em Londres as coisas eram bem parecidas… Lá essa coisa do “se vira” é muito forte e como eu estava só tive que me virar mesmo.. Tinha vezes que me sentia como um alienígena haha. No começo até ir ao mercado era meio complicado, pois não tinha uma vez em que as pessoas não me olhavam de banda, com aquela cara de ” o que que ele esta fazendo?”. E quando perguntei para um amigo meu que conheci la o porquê dessa falta de hospitalidade, ele me respondeu que os brasileiros que são acolhedores de mais… Bom vai entender… as vezes ele até está certo… Mas acho que apesar dos “problemas” Paris deve ser um lugar incrível, mas como em todo lugar, temos que nos acostumar com os “lados negativos”.

    1. Giovanna Saba disse:

      Com certeza, acho que todos os lugares tem seus prós e contras. E é uma questão de costume, né? Depois a gente aprende a lidar com os britânicos e franceses e percebemos que eles podem ser fofos hahaha

  2. Carolina Morgado disse:

    Em Portugal traduziríamos o “Je suis désolée” por “desenrasca-te”! E não há mesmo coisa mais irritante nos franceses do que essa sua falta de simpatia, e pensar que eles são dos países mais visitados por turistas!

    1. Giovanna Saba disse:

      Hahahaha verdade, Carolina.
      Acho que ser um dos países mais visitados por turistas deve ser um pouco estressante, considerando o mau humor dos franceses.

  3. Adorei, Gi. A cada dia você escreve melhor! Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s